“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (At.16:31)
O apóstolo Paulo, juntamente com Silas, o seu companheiro de ministério, estava pregando na cidade de Filipos. O texto diz que por dois ou 3 dias, todas as vezes que Paulo saía pelas ruas da cidade, uma jovem que tinha um espírito de adivinhação ia atrás deles dizendo: “estes homens, que nos anunciam a salvação, são servos do Deus altíssimo”. Interessante que era verdade!
Porque aquele espírito dizia isso através dela?
Eu acredito que tentando fazer uma média com Paulo, porque os demônios sabem, que quando eles se encontram com um homem de Deus que os repreendem, eles têm que sair. Então ele estava tentando ganhar crédito, enganar o Paulo. E Paulo voltando-se, olhou para a jovem e disse: “espírito maligno, sai dela e não entres mais nela”. Naquele momento aquela jovem foi liberta e obviamente perdeu aquele dom.
Havia alguns empresários que ganhavam dinheiro explorando o dom daquela jovem; eles ficaram muito aborrecidos, denunciaram o Paulo e ele foi preso.
Naquela época, qualquer cidadão que fosse preso já era recebido com 40 açoites (40-1); era o comitê de recepção. Amarravam suas mãos, desnudavam suas costas e os açoitavam 39 vezes. O chicote tinha na ponta pequenas lâminas; cada batida era um corte. Paulo e Silas foram açoitados e amarrados a um tronco.
A atitude de Paulo e Silas
Ao invés de chorar e se lamentar, de amaldiçoar o carcereiro e a polícia, eles começaram a cantar e a glorificar a Deus. Ao invés de ficarem revoltados por terem sido presos injustamente, pois tinham feito algo de bom; tinham libertado uma pessoa – qualquer ser humano normal, que não tivesse uma visão maior do reino de Deus teria esse tipo de pensamento: “Eu libertei aquela jovem em nome do Senhor Jesus; eu sou um pregador do Evangelho; porque é que eu fui açoitado e humilhado?”.
Meu querido irmão, quem ama o Senhor Jesus nunca será humilhado. Alguém pode até pensar que está te humilhando, mas a Bíblia diz que logo você será exaltado (Lc.14:11).
Paulo e Silas, ao invés de chorar e se lamuriar, aproveitaram aquele tempo sozinhos e começaram a cantar e a glorificar a Deus; e isso começou a impressionar o carcereiro. Ele deve ter pensado: “mas que coisa! estes homens têm um procedimento diferente”.
Eles louvavam a Deus e cantavam, quando aproximadamente a meia noite houve um terremoto. A prisão se abriu, as cadeias caíram, e todos estavam livres. Mas Paulo não permitiu que nem um preso fugisse, para dar o exemplo de fidelidade.
O destino do carcereiro
Quando o carcereiro viu tudo aberto pensou: “fugiram!”. Naquela época o carcereiro era o responsável. Se houvesse uma fuga em massa, certamente ele seria morto. Ele pegou a espada para suicidar-se, e Paulo disse: “não te faças nenhum mau; estamos todos aqui”. Foi a gota d’água! Naquele momento, aquele homem foi tão tocado por Deus que fez a seguinte pergunta: “Senhores, o que é necessário que eu faça para ser salvo?” (At.16:30).
O que o ser humano precisa fazer para ser salvo?
Há dois tipos de pessoas no mundo: as que são salvas e as que ainda precisam ser salvas. “Quem tem o filho tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (I Jo.5:12;24)
Há muita gente pensando que para ser salvo tem que fazer coisas como: rezar muito; fazer novena; fazer boas obras, etc..
Aquele homem deve ter pensado algo assim. Ele imaginou que Paulo lhe daria uma longa lista de obrigações.
A resposta de Paulo
Paulo não disse para aquele homem: “olha, você tem que guardar os 10 mandamentos; tem que ser circuncidado; tem que ir ao templo e levar o sacrifício”.
O homem deveria estar esperando esse tipo de resposta, pois a maioria das pessoas pensa que vai conseguir a salvação com sacrifício pessoal.
A resposta de Paulo foi simples: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa”. Toda a sua casa!
Não é preciso dar um manual de exigências, pois quem tem Jesus a vida muda. Ao entrar Jesus na vida as trevas vão embora; os frutos da salvação começam a acontecer na nossa vida como conseqüência, e não como condição para ser salvo.
A promessa de salvação para a família
A salvação não é por hereditariedade; não é porque você creu, que toda a sua família estará automaticamente salva. O que Paulo disse é, que aquele que crê de verdade em Jesus, aquele que o aceita, que se entrega a Jesus de verdade, toda a família será salva.
Porque? Por causa do testemunho daquela pessoa. Toda a família vai querer sentir o que ela sentiu.
A salvação de toda a família é porque, ao aceitar a Jesus, você se torna um missionário; um porta-voz do reino de Deus; uma semente que vai multiplicar.
Salvação é misericórdia de Deus!
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo.3:16).
“Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; o que desligares na terra terá sido desligado no céu” (Mt. 16:19)
O cristão tem a chave do reino.
Temos a chave do poder; as chaves da unção de Deus.
Há poder naquilo que você diz. Como servos e servas de Deus, há poder nas nossas palavras; mas é interessante notar que nem sempre as pessoas param para pensar naquilo que Deus pode fazer através da Palavra profética.
É que nós não temos reivindicado os nossos direitos. Direito não reivindicado é direito inexistente. A pessoa tem que provocar a justiça para ter seus direitos atendidos.
Aquilo que você crer, que você concordar e colocar como prioridade em sua vida, e disser: “Jesus, eu quero a vitória!”, vai acontecer.
A palavra profética gera fé em nossos corações e nós alcançamos a vitória.
A palavra profética gera o milagre. O milagre não acontece à toa, o milagre é provocado pela oração profética; pela palavra profética.
O milagre acontece quando alguém liga-se ao céu. “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; o que desligares na terra terá sido desligado no céu”.
Quanto tempo tem se passado sem que muitos se preocupem com a salvação da sua família. O apóstolo Paulo disse: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At.16:31). Já existe uma promessa, é só você provocar e tomar posse desse direito. É só você ligar a sua família com Deus. É por isso que é importante que, lá na sua casa, sempre você use de palavras proféticas para abençoar sua família; para abençoar seus filhos. Profetize bênçãos na sua casa!
Por favor, aquele vocabulário de destruição não pode haver. Há muitos pais e mães, que quando olham o boletim do seu filho dizem: “é meu filho, você é um fracasso mesmo!”. Não! Ainda que ele esteja mal, não dê uma palavra profética de destruição. Diga para ele: “você é muito inteligente; só está precisando estudar um pouquinho mais”.
Eu estava lendo o livro de um grande pastor, e ele conta que um certo dia uma mãe entrou em seu gabinete pastoral e disse: “Por favor, pastor, me ajude” - e ela começou a falar quem era a sua filha - “a minha filha é uma perdida; minha filha adentrou na prostituição; a minha filha é uma imoral...” – e colocou todos os adjetivos qualificativos pejorativos na sua filha. Quando ela terminou, o pastor disse a ela; “olha, irmã, do jeito que a senhora está vendo a imagem de sua filha, nada poderá ser feito; agora, se a partir de hoje a senhora começar a profetizar, pela fé; se a senhora começar a enxergar sua filha entrando na igreja com a Bíblia na mão; se a senhora começar a enxergar a sua filha como uma serva de Deus; como uma vencedora; nós vamos orar. Mas a senhora tem que fazer com que essa visão distorcida saia do seu coração. Ainda que hoje pareça ser verdade, mude”. E aquela mulher passou a orar e abençoar sua filha. E a cada vez que se encontrava com ela, não dizia nada a respeito daqueles problemas tão graves; ela a abençoava. Em pouco tempo ela viu a sua filha entrando na igreja, com a Bíblia na mão, para ser batizada. É o poder da palavra profética!
Sendo testemunhas exemplares - Dando testemunho da vida cristã em casa, para que a família veja que vale a pena servir a Jesus, porque a sua vida mudou e sua família tem acompanhado isso.
Num mundo perturbado, posto no maligno, até as pessoas que estão no mundo já estão cansadas de tanta miséria. Elas vão depender de mim e de você, e da chave que temos, que é o poder do Espírito Santo em nossas vidas. Esta chave é a unção!
Não é a minha palavra que convence alguém, é o Espírito Santo.
Quando a semente é semeada, lá na frente vai dar fruto.
O próprio mundo está enjoado das misérias que ele tem. É só drogas, violência; imoralidade; é só o que não presta. Graças a Deus que a Igreja é sal da terra e luz do mundo (Mt.5:13,14); é esperança e salvação.
O mundo está se cansando daquilo que pratica. Nós louvamos a Deus porque em Jesus Cristo há a esperança; há uma nova vida; existe a maneira de mudar as coisas.
Como é que nós vamos mudar o mundo?
Mudando o homem!
Você quer mudar o mundo?
Vamos gerar novas criaturas. Você e eu temos as chaves do reino dos céus. Temos o poder de Deus e a unção do Espírito Santo.
Os grandes problemas da humanidade se resolvem pregando a Jesus, que é Salvador; que é o Príncipe da paz; que é esperança; que é mudança.
Tome posse das vitórias em nome do Senhor Jesus
Quem tem Jesus não é uma pessoa qualquer; quem tem Jesus é vencedor, e tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.
Vamos tomar posse desse poder e unção; vamos liberar a palavra profética sobre nossas vidas e famílias. Vamos declarar que Jesus é o Senhor soberano sobre nós; que nossa família pertence a Jesus; Vamos ser testemunhas fieis e anunciar o Evangelho do reino; pois é o conhecimento da verdade que liberta o homem do jugo do mundo e do pecado.